☰ Menu Principal

MamaOdonto Odontologia

Odontopediatria

Odontologia voltada para bebês, crianças, adolescentes e gestantes

O que é Odontopedriatria?

É a especialidade da Odontologia responsável pelo atendimento integral de bebês, crianças e adolescentes. E com o pré-natal odontológico, realiza o tratamento e orientações as gestantes.

GESTANTE

Dentista para Gestante

Pré-natal odontológico

A gravidez destaca-se em relação aos outros períodos da vida, pois, em nenhuma outra ocasião uma vida depende tanto da saúde e bem estar da outra. A gestação é o momento mais importante para estimular a saúde bucal, os comportamentos e as atitudes de hábitos saudáveis, pela alta influencia que isto pode exercer nos cuidados do futuro filho. O controle pré-natal é o momento ideal para ensinar e reforçar as práticas de higiene bucal que posteriormente serão mantidas no bebê.

É frequentemente observado, no período da gestação, o aumento da inflamação gengival, a partir do primeiro trimestre. A gestação aumenta a gravidade da reação inflamatória gengival, mas não a desencadeia.

Sendo assim, é de extrema importância o primeiro contato da futura mamãe com o Odontopediatra, que é dentista responsável peto atendimento da gestante, para possíveis orientações, não só em relação à própria mãe, com atenção a higiene bucal, dieta, realização da limpeza profissional, mas também com o bebê, orientando a amamentação, uso de bicos, higiene bucal, dieta.

Aproveitando que nesse período a mãe se encontra mais receptiva a adquirir novos conhecimentos e a mudança de hábitos antigos.

Nas consultas de pré-natal, é possível esclarecer dúvidas como:

A importância do aleitamento materno, uso de mamadeira e chupeta, sucção de dedos, higiene bucal da criança, a cavidade bucal do recém- nascido, freio lingual.

O pré-natal odontológico assegura a chance de a criança crescer sem nunca ter a experiência da doença cárie e periodontal.

A 1ª visita ao dentista

O atendimento odontológico de bebês objetiva a orientação dos pais quanto aos cuidados com a saúde bucal mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes.

Antes de nascer o primeiro dente de leite, a criança já deve ir ao dentista. Programe a primeira visita ainda no primeiro ano de vida. Assim, você será orientada sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal do seu filho. Uma vida saudável começa na infância.

O Nascimento dos dentes

Os primeiros dentes a erupcionarem (nascer) na cavidade bucal do bebê são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como “dentes de leite”, devido a coloração branca semelhante ao leite. Essa dentição é formada por 20 dentes, 10 superiores e 10 dentes inferiores. Espera-se que aos 3 anos de idade os 20 dentes decíduos já estejam em boca.

Dentista para Bebes SP

E o que esperar quando os dentes de leite começam a nascer?

Dentista para Bebes SP

Algumas manifestações locais e gerais são comuns como: salivação excessiva, irritação local com vontade de morder tudo e coçar, irritabilidade, falta de apetite, sono agitado, diarréia e febrícula.

Esses sintomas são leves, rápidos e logo desaparecem, quando esses sintomas estão exacerbados, como febres acima de 38ºC, é importante procurar o médico pediatra, pois não há evidências científicas que relacionam tal fato a erupção dos dentes.

Como aliviar esses sintomas?

Para aliviar e diminuir a irritação do bebê nessa fase os mordedores podem ser usados. Os mordedores com gel são excelentes e devem ser colocados na geladeira antes de serem usados pelo bebê. Podemos usar também a dedeira de borracha para “coçar” a gengiva irritada e oferecer a criança alimentos gelados, como frutas, picolé caseiro, picolé de leite materno e água. Alimentos fibrosos como a cenoura e maçã também são ótimos para aliviar a irritação.

CRIANÇAS

O atendimento odontológico de crianças tem como objetivo a educação em saúde bucal, fazendo com que hábitos corretos de higiene bucal sejam criados desde cedo.

É importante motivar e ensinar a criança a escovar os próprios dentes e passar o fio dental para que ela desenvolva um sentimento de responsabilidade pela sua saúde oral. Porém, até os 8-9 anos de idade, a criança não tem coordenação nem habilidade suficiente para realizar uma escovação eficaz, sendo necessária a presença de um adulto responsável. De todas as escovações, a noturna é mais importante.

A saliva protege os dentes contra cárie e quando dormimos a produção de saliva cai, deixando os dentes mais suscetíveis à ação das bactérias. Tão importante quanto a escovação é a utilização do fio dental, pelo menos 1vez ao dia.

ADOLESCENTES

Dentista para Bebes SP

O adolescente muitas vezes muda seus hábitos alimentares, aumentando a frequência do consumo de carboidratos e doces, e ainda descuida da higiene bucal, favorecendo o desenvolvimento da doença carie e gengivite.

Muitos adolescentes fazem uso de aparelhos ortodônticos que dificultam a higienização e devem ter um acompanhamento mais frequente com o odontopediatra.

Ok, obrigado